Manutenção Industrial. Se você é um Técnico, ou até mesmo um Supervisor, sabe a importância que ela possui nos setores da sua indústria!
Podemos definir manutenção industrial como:
Um conjunto de ações com o intuito de conservar ou corrigir uma peça ou máquina de forma a manter uma ótima condição de operação levando a utilização máxima de vida útil.
Essas ações são procedimentos que envolvem várias operações como, por exemplo, monitoramento do rendimento das máquinas, ajustar ou trocar equipamentos em períodos predeterminados, dentre outros.
Esse setor vem ganhando cada vez mais importância com o passar dos anos, sendo o grande aliado da indústria, gerando mais produtividade, confiabilidade dos equipamentos, redução de custos de produção e melhoria na qualidade da operação.
Isso nos dá a noção da sua importância, tendo em vista que máquinas ou equipamentos com defeitos trazem uma enorme dor de cabeça a empresa, resultando em prejuízos como:
- Perda de Mercado
- Baixa confiabilidade na produção
- Perda Financeira
- Possíveis acidentes com vítimas
- Aumento do Custo
Existem diferentes tipo de manutenção industrial, vamos citar três das principais aqui:
- Corretiva
- Preventiva
- Preditiva
Corretiva
É uma manutenção industrial não planejada.
Ela ocorre quando equipamento não está com desempenho eficiente ou apresenta falhas de maneira aleatórias.
É considerada umas das mais caras, porque há perda de produtividade e os danos nos equipamentos são maiores.
Preventiva
É considerada uma manutenção programada antes do possível surgimento da falha.
É o estágio inicial da manutenção programada, sendo estabelecido paradas periódicas com o objetivo de fazer reparos.
Tem o objetivo de reduzir os custos diminuindo as paradas de emergência, aumentar a qualidade do produto, aumentar a vida útil dos equipamentos e até mesmo diminuir os riscos de acidentes de trabalho.
Preditiva
A palavra preditiva, refere-se à predição, ao ato de predizer.
Por isso, podemos dizer que ela está se referindo a uma possível intervenção em um equipamento, quando este apresenta desempenho fora do esperado.
É responsável também pelo acompanhamento periódico das máquinas, verificando dados coletados através de inspeções ou monitoramento, indicando as condições reais do desempenho de máquinas ou equipamentos.
Seus objetivos são o de aumentar a vida útil dos equipamentos, reduzir o risco de manutenção de emergência, aumentar a confiabilidade na produção, dentre outros.
A indústria 4.0 é considerada uma das aliadas da manutenção, já que também facilita a manutenção preditiva, pois cada vez mais encontramos programas capazes de detectar falhas ou irregularidades sem a necessidade de uma ação pessoal.
Esperamos que você tenha entendido como é importante a manutenção industrial na sua empresa!
As paradas de plantas para manutenção têm o objetivo de melhorar as condições dos equipamentos e instalações, sendo fundamentais para manter a qualidade na produção e gerar lucros.
De forma geral, para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado, ela deve dar muita atenção às paradas de manutenção. Elas fazem parte até da missão da empresa.
fonte: https://instrumentacaoecontrole.com.br